A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 12 de outubro de 2010

LAMBORGHINI COUNTACH QUATTROVALVOLE


Lançado em 1974 o Contach logo se tornou o carro de serie mais rápido do mundo, conta a lenda que Ferruccio Lamborghini ao levar uma de suas Ferraris a uma revisão encontrando Enzo Ferrari reclamou do sistema de embreagem do carro, no que foi contestado pelo Comendattore que o chamou de “apenas um fazendeiro”. Ferruccio que era na verdade um rico industrial, fabricante de tratores e implementos agrícolas, saiu de lá com a idéia de fazer um carro que batesse as Ferraris.
Começou com o Miura e alguns anos depois começou a projetar o Contach. Seu projeto demorou três anos, lançado no Salão de Genebra de 1971 como protótipo só veio a ser comercializado em 1974.
Seu ultimo modelo o QUATTROVALVOLE de 1985 acelerava de 0 a 100 km/h em cinco segundos e bem embalado a velocidade máxima de 306 km/h.
Seu motor um V12 de 5.167cc era colocado entre eixos com a caixa de cambio à frente, sendo assim o eixo de transmissão para as rodas traseiras passava no meio do Carter. Uma loucura completa, que deixava o carro com uma melhor distribuição de peso entre a dianteira e traseira já que trazia a caixa de cambio quase ao centro do veiculo.
Vinha com enormes rodas 15x8.5 na dianteira e 15x12 na traseira equipadas com pneus Pirelli P7.
Seu nome vem de uma palavra piemontesa  e significa “espantoso” “incrível” como certamente o Contach é ate hoje trinta e seis anos após seu lançamento.



LAMBORGHINI COUNTACH QUATTROVAVOLE 1985


CHASSI: Tubular em aço com carroceria em alumínio e assoalho em fibra de vidro.

Suspensão dianteira: Independente com braços triangulares, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora


Suspensão traseira:Independente, com braços triangulares, braços de engate com molas aspirais, barra estabilizadoras e dois amortecedores telescópicos de cada lado.  

MOTOR

MOTOR: V12 com blocos e cabeçote de liga leve. Quatro válvulas por cilindro, e dois comandos                       de válvulas por bancadas de cilindros.

Cilindrada: 5.167cc, diâmetro 85.5mm e curso 75mm.

Taxa de compressão; 9.5:1

Alimentação:  Seis carburadores Weber 44 DCNF de duplo corpo.

Ignição: eletrônica.

Potência: 455 hp a 7.000 rpm.

Torque máximo:  51.2 mkgf a 5.200 rpm.

Transmissão: caixa de cambio montada na frente do motor com cinco marchas e embreagem monodisco a seco.

    


Peso: 1 480 kg.

Velocidade máxima: 295 km/h aceleração de 0 a 100 km/h  5 segundos.

Consumo: 3.9 km/l. 


4 comentários:

  1. Olá Rui!

    No final dos anos 80 esse Lambo era o sonho da piazada. Lembra do filme CannonBall Run, que tinha um preto?
    Então, eu tinha um preto de brinquedo, da Glaslite. E até hoje tenho uma miniatura detalhada, da Maisto.
    Recomendo ir no site da Garagem do Jay Leno e ver o vídeo onde ele mostra o dele, e da umas aceleradas. Bom a beça

    Abração

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  2. Obrigado Rafa.
    Belo video, qd ele falados carburadores e depois andando conta que não há tecnologia embarcada etc... Ótimo!
    Não sei se vou conseguir anexar o video, segue o endereço.
    http://www.jaylenosgarage.com/at-the-garage/super-cars/1986-lamborghini-countach/.

    Abs

    Rui

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  3. É o que o Leno disse: Esse é o carro esporte dos anos 80. E eu ainda acho que é o melhor de todos os tempos.
    Ele reune design, potência, velocidade final, e principalmente charme e carisma. Pode não ser perfeito, mas é imbatível.

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  4. Mauricio, para mim só tem um defeito, pessoas com mais de 1.80m não conseguem pilotar, eu com 1.90 nem entrar consigo!

    Um abraço

    Rui

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