A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 10 de abril de 2012

500 KM de Interlagos 1972

Luiz e Joest na curva Dois.
Aos dois Luiz, o Pereira Bueno e o Guimarães.

1972, um ano mágico, enquanto esperava para correr a Copa Brasil de meu amigo Avallone, trabalhava com outro o Expedito...alguns amigos ainda corriam de estreantes e novatos, o Jr, Manduca, Teleco, Julio e outros que começaram comigo já se destacavam como o Guaraná...
Foi realmente mágico aquele ano, depois de ver minha querida Interlagos, receber nos anos anteriores a FF, F3 e F2, assisti no começo do ano o GP que homologaria o Templo para Formula Um, com a quase vitória de Emerson. Neste ano também assisti o Rato em Brands Hacth, indo buscar nosso primeiro titulo mundial.
Chegava Setembro, e grandes carros dos Esporte Protótipos viriam disputar os tradicionais 500 KM de Interlagos, prova de altíssima velocidade, pelos 3.200m do Anel Externo.
Expedito e eu circulávamos pelos boxes, conversando com amigos que participariam da corrida e conhecendo alguns pilotos que corriam na categoria.
Logo me impressionei com o tamanho do grande Herbert Muller, tenho 1.90m e ele mal batia em minha cintura, talvez tivesse 1.60m, o Avallone perto dele era um gigante, como realmente o foi.
Será que Luiz com seu 908/2 enfrentaria Jost com 908/3, Muller com a 512M ou mesmo o Berta, com seu motor que diziam iria para Formula Um?
Não sei porque cargas d`água fomos assistir um treino perto da freada da curva Três, acho que os carros da escolinha tinham sido colocados no kartodromo. 
Lá era impressionante ver a chegada da 512M , mas o mais impressionante era ver o Luiz e seu 908/2 freando. Ele vinha descendo o Retão naquele seu estilo de pilotar, com o peito aberto, parecendo querer desafiar o asfalto que passava rápido, ainda hoje me emociono. Freava um pouco depois da placa dos 50m e isso era lindo de se ver!
Aí veio o Joest com o 908/3, um modelo mais atual e bem diferente do 908/2, mais potente, com freios, rodas, e motor mais desenvolvidos que o anterior.
Sinceramente, quando vi Joest frear uns 15 metros para lá da placa dos 50m, olhei para o Expedito e disse “vai ser difícil!”.
O resto é história, que vocês vão ver no excelente vídeo de meu amigo Guima e na reportagem da Quatro Rodas.
Dedico este post à memória de três grandes pessoas que tive o prazer e honra de conviver, Expedito, Avallone e Luiz...
Sei que não deu para vencer Luiz, mas obrigado pela grande honra, que foi ter visto você pilotar!   



O vídeo do Luiz Guimarães - Guima -  que o Tito disponibilizou no YouTube, é de arrepiar, são 9 min e depois repete. 

 Marivaldo 
 Muller
Joest


Quatro Rodas Coleção Digitalizada-Outubro de 1972.



18 comentários:

  1. Rui,

    Ainda garotão, assisti essa corrida da arquibancada, dleiciando-me com bólidos que eu só conhecia das publicações especializadas.
    O pega entre os 908 do Luizinho e do Joest continua vivo na retina.....

    Certa vez vc disse que existe um vídeo dessa prova.

    Abraço,

    Danilo Kravchychyn
    Ponta Grossa - PR

    ResponderExcluir
  2. Rui,

    Desculpe, não tinha visto o vídeo, espetacular. Vale a pena rever muitas vezes.

    Abraço,

    Danilo Kravchychyn
    Ponta Grossa - PR

    ResponderExcluir
  3. Grande Rui, bela homenagem à três ícones do nosso automobilismo, muito legal!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Rui pela bela matéria.
    Realmente as décadas de sessenta e setenta foram as melhores do automobilismo brasileiro.
    Me emocionei ao ver a Alfa 25 do Marivaldo.
    E tem gente que ainda diz que a "Estoque Car e seu showzinho global", é uma das tres melhores categorias do mundo.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Realmente uma afirmação incrível, que agride aos nossos ouvidos !

      Excluir
  5. Bela postagem, Rui.
    Muito obrigado pelo crédito do filme.
    Abs.,
    Guima

    ResponderExcluir
  6. Hermosos autos, los SP de esos años eran maravillosos.
    Y cuanta variedad de diseños; hasta veo un par de Berta por ahí.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  7. - Registro Épico !!!
    - Super congratulações Rui, por nos disponibilizar esta maravilha !

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr