A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 24 de abril de 2012

VERGONHA III

Interlagos, carros na pista, nenhum público e as instalações sanitárias fechadas.

REPERCUSSÃO E COMENTÁRIOS

Roberto Zullino deixou um novo comentário sobre a sua postagem "VERGONHA!": 


Acho importante essa contribuição do Fabiano, é um relato desconhecido por quem está nos boxes. Para nós as arquibancadas e o resto sempre estiveram abertas inclusive os banheiros. 
Ao meu ver e dentro da lei orgânica do município Interlagos é um Parque Municipal como o Ibirapuera, o fato de ter uma pista é detalhe, cabe à prefeitura a operação e manutenção desse Parque, inclusive dando comodidades aos frequentadores como o faz em outros.
Vamos entender, antiga administração da SPTuris inventou uma tabela onde cobra por assento, todas as partes do Parque são alugadas separadamente. A tabela é um primor de "non sense", feita por "pilotos de escrivaninha" da SPTuris. 
A Fasp fez muito bem em não alugar as arquibancadas. Teria que pagar uma fortuna por assento existente seja ele ocupado ou não, "do the math", são milhares de assentos que teriam que ser pagos ocupados ou não. Fora que o inquilino ainda teria uma enorme despesa com banheiros e segurança. 
A Fasp aluga apenas a pista e os boxes e lá coloca estrutura nos banheiros e no resto, o papel e o sabão é colocado pela Fasp. 
A continuar a tabela da SPTuris jamais haverá um maluco que alugue as arquibancadas. Ao meu ver se as arquibancadas não foram alugadas cabe à prefeitura abrir os banheiros e colocar equipamentos dentro dos mesmos e segurança no Parque Municipal, abandonar simplesmente é crime de prevaricação, se a Prefeitura não alugou não cessou sua obrigação de cuidar dessa parte do próprio municipal. O inquilino da pista não alugou essa parte, não tem nada a ver com isso, a prefeitura que cuide do que é seu e de seus munícipes como o faz com outros Parques Municipais. A parte não alugada continua fazendo parte da responsabilidade da prefeitura e não do inquilino que não a alugou.
Isso posto vamos ao que fazer. Estou imaginando um plano onde haverá uma entidade pluripartite que envolverá a Fasp, Categorias, SPTuris e Prefeitura. Essa entidade ficaria encaregada de cuidar APENAS das arquibancadas nos dias de corrida, a Fasp que continue com o que pode fazer, organizar as corridas. As arquibancadas e divulgação deverá ser feita por essa entidade que nem precisa ter existência jurídica. É apenas uma "ação entre amigos" para fazer pressão e fazer a prefeitura cuidar do que é seu e oferecer conforto aos contribuintes. Se os mesmos vão ver corrida ou contemplar a paisagem é irrelevante, a arquibancada está lá, é da prefeitura, tem que estar aberta e cuidada pela sua proprietária que é a prefeitura.
Ao meu ver é assim que se resolvem os problemas, separando-os. Os problemas já estão identificados e tem uma síndrome de Tostines, não vai público porque se não se divulga e não se divulga porque se for público será um desastre pela falta de estrutura mínima. Pelo relato apenas uma família de menos de 10 pessoas já teve que passar agruras mesmo tendo a arquibancada apenas para si. Imaginemos 1000 famílias, seria o caos.
Estrutura existe e de razoável qualidade, mas de nada adianta se ter bons banheiros por exemplo se os mesmos ficam trancados. O que está acontecendo não tem nada a ver com corrida de automóvel que é um mero detalhe, imagine se fechar os banheiros do Parque do Ibirapuera simplesmente por achar que a entidade que alugou a Bienal teria obrigação de cuidar dos banheiros de todo Ibirapuera mesmo que estejam a kilômetros de distância, é isso que acontece em Interlagos. Em Interlagos é o que a SPTuris e a Prefeitura fazem, alugam a pista e os boxes que são cuidados pelo inquilino e por causa disso a Prefeitura e a SPTuris abandonam o resto.
Se a Fasp e outras entidades esportivas pensam só em carteirinhas ou inscrições é outro problema para ser discutido em outro forum. Sinceramente, não vejo nenhuma obrigação nas autoridades esportivas de cuidar de divulgação e marketing para atrair público, elas tem que organizar as corridas com toda segurança e de certa forma o fazem, a equipe inteira que organizou a terceira etapa está suspensa e está em curso um inquérito interno. 


--------------------------------------------------------


Fabiano70 disse...
Valeu Rui, excelente esta postagem. Meu pai enviou as fotos e um texto ao Flavio Gomes, que publicou e colocou um link que acessa a reportagem no seu blog, ficou bem legal.
Abraços,

Fabiano.
23 de abril de 2012 17:53
 Excluir
Blogger João Carlos Bevilacqua disse...
Rui... você é um guerreiro abnegado e está fazendo sua parte. O problema é o mencionado mesmo.. são vendedores de carteirinha que não estão nem aí para o automobilismo nacional, muito menos o regional. A mídia coloca a foto de meia página de um cidadão com cara de retardado chutando uma bola, mas nem uma linha sobre o automobilismo local.. justo nosso esporte que nos deu tanto prestígio mundial.. É UMA VERGONHA.
23 de abril de 2012 19:43
 Excluir

Blogger Fabiani C Gargioni #27 disse...
Grande Rui, o problema não está somente aí em São Paulo, aqui vivemos o mesmo dilema, agora sob nova direção e com algumas intervenções do ALICATÂO da terra(Francis)a coisa parece estar tomando um rumo melhor, mas este descaso com o "nosso" esporte me deixa bem desanimado às vezes. Daí eu visito o POEIRA, o HISTÓRIAS o TITO e mais alguns intrépidos contadores de boas histórias e volto a me animar, mas que tá difícil, isso tá!!!
23 de abril de 2012 21:14
 Excluir


Anônimo Ferraz disse...
Pois é Rui eu estou cansado e com vergonha de falar sempre as mesmas coisas, hoje em meu blog não tenho outro comentário do automobilismo paulista, a não ser falando como ele está, ou seja uma merda...sinto vergonha de um dia ter participado de grandes eventos no qual hoje não tenho valor, nem muito menos sou lembrado.Gostei muito desta postagem, e ontem te chamei no Skype para te pedir para postar essa matéria também em meu blog...abraços.
23 de abril de 2012 22:48
 Excluir



Blogger rpastor disse...
É revoltante. Somos sugados diariamente e não temos a quem recorrer. Tá ruim, muito ruim...
22 de abril de 2012 21:10
 Excluir
Anônimo Ferraz disse...
Pois é Rui,está aí as coisas como elas estão, agora todos sabem porque é que falo tanto a respeito do nosso automobilismo, e tem gente que fala que eu sou louco...está aqui a pura verdade e a vergonha em que se encontra o autódromo durante um evento...os organizadores não tem um pingo de respeito pelo publico que frequenta e gosta do automobilismo...abraços.
22 de abril de 2012 21:28
 Excluir
Blogger F250GTO disse...
Esse é o resultado da atual e péssima administração do Autódromo José Carlos Pace.
Felizmente essa adiministração está caindo e a volta de gente do ramo, gente acostumada ao autódromo e seus problemas e que conhece tudo de automobilismo será em breve e está garantida.
Não que os problemas serão resolvidos imediatamente, pois os estragos que fizeram de uns tempos pra cá, são muitos e de grande monta.
E a Prefeitura é conivente, está como sempre, se lixando para o autódromo.
Mas pelo menos, teremos certeza que providencias serão tomadas e por gente que entende de administração de autódromos e não gente que caiu de paraquedas e nem sabe o que é uma corrida de automóveis, nunca sentou num carro de corridas, nunca administrou coisa nenhuma.
É esperar para ver as cenas dos próximos capítulos.
Romeu.
22 de abril de 2012 22:41
 Excluir
Anônimo Pedro Garrafa disse...
Isso é inacreditavel, é puro desrespeito com o cidadão, é uma vergonha, estou tão indignado com esse acontecimento que não tenho nem palavras para comentar mais....é ultrajante.
22 de abril de 2012 23:03
 Excluir
Blogger Caíque Pereira. disse...
LAMENTÁVEL...
23 de abril de 2012 11:20
 Excluir
Blogger Carlos R disse...
Lamentavel,infelizmente o automobilismo paulista vai acabando aos poucos.Eu mesmo que ia semanalmente a Interlagos ate para assistir treinos de Kart não tenho mais 'paciencia' para tanto descaso.
23 de abril de 2012 11:30
 Excluir
Anônimo Ivan Drumond disse...
Que absurdo!

Aqui em BH não temos autódromo, e por isso não podemos levar a família pra assistir corridas.

SP tem o melhor do Brasil e faz isto com o público. Bando de incompetentes!
23 de abril de 2012 12:02
 Excluir
Anônimo Anônimo disse...
Cara, você acha que estão preocupados (tanto Prefeitura quanto os pilotos) se a arquibancada está lotada ou não?
Os caras que estão na pista são alguns endinheirados preocupados em sí só e nada mais.

Uma pena!

Abraço!
23 de abril de 2012 19:02
 Excluir
Blogger Rui Amaral Jr disse...
Caro Anônimo, ao contrário do que vc pensa, tem muitos pilotos que lá estão por paixão ao esporte...já escrevi sobre alguns, como o Irineu Cury.
Veja http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/search/label/Irineu%20Roberto%20Cury
Abs
23 de abril de 2012 19:07
 Excluir
Blogger Fabiani C Gargioni #27 disse...
GRANDE RUI, O ANÔNIMO AÍ NÃO SABE O QUE É TER QUE SE VIRAR COM POUCO DINHEIRO NO BOLSO E POR UM CARRO NA PISTA e ainda por cima ter que passar pela mão dos "malditos vendedores de carteirinha". O piloto vai lá para dar espetáculo e não é responsável pela estrutura do autódromo que está na mão dos "malditos vendedores de carteirinha", uma pena!!!
23 de abril de 2012 21:23
 Excluir
Anônimo Fabiano70 disse...
Rui, o Irineu correu Sábado, está com o mesmo Gol cor de vinho e andou bem na Força Livre.
23 de abril de 2012 21:49
 Excluir
Anônimo Anônimo disse...
Imagine o estado do banheiro do lado de dentro, se do lado de fora e isso ai! Acho que foi mais salutar para as meninas!
Se isso ai e banheiro de autodromo internacional, a coisa ta feia mesmo. Pior do que eu imaginava.
Quanto custara o ingresso pra F1 na Argentina?
24 de abril de 2012 00:27
 Excluir
Blogger Humberto Corradi disse...
Rui

Fica evidente que para algumas pessoas o público só atrapalha...

Valeu

24 de abril de 2012 09:20
 Excluir
Blogger roberto zullino disse...
Acho importante essa contribuição do Fabiano, é um relato desconhecido por quem está nos boxes. Para nós as arquibancadas e o resto sempre estiveram abertas inclusive os banheiros. 

Ao meu ver e dentro da lei orgânica do município Interlagos é um Parque Municipal como o Ibirapuera, o fato de ter uma pista é detalhe, cabe à prefeitura a operação e manutenção desse Parque, inclusive dando comodidades aos frequentadores como o faz em outros.
Vamos entender, antiga administração da SPTuris inventou uma tabela onde cobra por assento, todas as partes do Parque são alugadas separadamente. A tabela é um primor de "non sense", feita por "pilotos de escrivaninha" da SPTuris. 
A Fasp fez muito bem em não alugar as arquibancadas. Teria que pagar uma fortuna por assento existente seja ele ocupado ou não, "do the math", são milhares de assentos que teriam que ser pagos ocupados ou não. Fora que o inquilino ainda teria uma enorme despesa com banheiros e segurança. 
A Fasp aluga apenas a pista e os boxes e lá coloca estrutura nos banheiros e no resto, o papel e o sabão é colocado pela Fasp. 
A continuar a tabela da SPTuris jamais haverá um maluco que alugue as arquibancadas. Ao meu ver se as arquibancadas não foram alugadas cabe à prefeitura abrir os banheiros e colocar equipamentos dentro dos mesmos e segurança no Parque Municipal, abandonar simplesmente é crime de prevaricação, se a Prefeitura não alugou não cessou sua obrigação de cuidar dessa parte do próprio municipal. O inquilino da pista não alugou essa parte, não tem nada a ver com isso, a prefeitura que cuide do que é seu e de seus munícipes como o faz com outros Parques Municipais. A parte não alugada continua fazendo parte da responsabilidade da prefeitura e não do inquilino que não a alugou.
Isso posto vamos ao que fazer. Estou imaginando um plano onde haverá uma entidade pluripartite que envolverá a Fasp, Categorias, SPTuris e Prefeitura. Essa entidade ficaria encaregada de cuidar APENAS das arquibancadas nos dias de corrida, a Fasp que continue com o que pode fazer, organizar as corridas. As arquibancadas e divulgação deverá ser feita por essa entidade que nem precisa ter existência jurídica. É apenas uma "ação entre amigos" para fazer pressão e fazer a prefeitura cuidar do que é seu e oferecer conforto aos contribuintes. Se os mesmos vão ver corrida ou contemplar a paisagem é irrelevante, a arquibancada está lá, é da prefeitura, tem que estar aberta e cuidada pela sua proprietária que é a prefeitura.
Ao meu ver é assim que se resolvem os problemas, separando-os. Os problemas já estão identificados e tem uma síndrome de Tostines, não vai público porque se não se divulga e não se divulga porque se for público será um desastre pela falta de estrutura mínima. Pelo relato apenas uma família de menos de 10 pessoas já teve que passar agruras mesmo tendo a arquibancada apenas para si. Imaginemos 1000 famílias, seria o caos.
Estrutura existe e de razoável qualidade, mas de nada adianta se ter bons banheiros por exemplo se os mesmos ficam trancados. O que está acontecendo não tem nada a ver com corrida de automóvel que é um mero detalhe, imagine se fechar os banheiros do Parque do Ibirapuera simplesmente por achar que a entidade que alugou a Bienal teria obrigação de cuidar dos banheiros de todo Ibirapuera mesmo que estejam a kilômetros de distância, é isso que acontece em Interlagos. Em Interlagos é o que a SPTuris e a Prefeitura fazem, alugam a pista e os boxes que são cuidados pelo inquilino e por causa disso a Prefeitura e a SPTuris abandonam o resto.
Se a Fasp e outras entidades esportivas pensam só em carteirinhas ou inscrições é outro problema para ser discutido em outro forum. Sinceramente, não vejo nenhuma obrigação nas autoridades esportivas de cuidar de divulgação e marketing para atrair público, elas tem que organizar as corridas com toda segurança e de certa forma o fazem, a equipe inteira que organizou a terceira etapa está suspensa e está em curso um inquérito interno.



24 de abril de 2012 11:00
 Excluir
Anônimo Luiz Guimarães disse...
Caro Zullino, perfeita sua abordagem.
Ocorre que as pessoas que estão na arquibancada não conhecem e nem se interessam em saber dos detalhes do aluguel.
Querem, apenas, ser tratadas com um mínimo de dignidade e respeito.
Veja que, tanto a crítica do Fabiano quanto a minha, endereçada ao Flavio Gomes e gentilmente publicada por ele, é dirigida exclusivamente à Prefeitura e à Administração do autódromo.
Em momento algum responsabilizamos ou criticamos os promotores do evento.
Aliás, por falar nisso, aceite nossos parabéns pela prova de Fórmula Vee, da qual sabemos que você é um dos idealizadores.
Belos carros, competitividade relativa,(exceto quanto aos 4 primeiros colocados, que disputaram a ponta até a bandeirada), mas plenamente aceitável numa categoria que está apenas iniciando suas atividades.
Forte abraço,
24 de abril de 2012 13:09
 Excluir





Caro Zullino, sinceramente eu não sabia da atual condição de aluguel do autódromo, uma vergonha! Mostra apenas todo o descaso que nossas autoridades tem pelo cidadão!
Agora quanto a ser aqui o fórum inapropriado para discutir a atual situação de nosso automobilismo, discordo.
Até porque, você como idealizador de uma categoria que hoje é um sucesso em termos de participação, sabe que pilotos e equipes, vivem de publico e publicidade, e continuando tudo da forma que está, fica inviável para qualquer um colocar seu carro nas pistas.
Seria jogar no lixo da história, a grande façanha de Eloy e Wilson Fittipaldi ao criarem as Mil Milhas Brasileiras. Ou de alguns amigos, entre eles Expedito Marazzi, que em algumas simples corridas de Estreantes e Novatos, conseguia trazer algum publico ao autódromo e divulgar os resultados corretamente, aparecendo em jornais e revistas.
Ou do Avallone, que mesmo com todos os percalços que teve, conseguiu organizar algumas Copas que foram um grande sucesso.
É sim obrigação dos assessores de imprensa da CBA, FASP ( e outras federações) e organizadores, divulgarem as corridas, antes e depois, afinal no ato da inscrição, pilotos e equipes,  pagam por isso e contam e precisam desse apoio.  

Aceitem todos um abraço e toda consideração do amigo,

Rui Amaral Jr       



2 comentários:

  1. Rui,
    A referência a forum é post, é evidente que aqui é forum apropriado para se discutir o que quisermos sobre automobilismo, o importante é separar as discussões e ter foco.
    Não devemos e nem você como dono do espaço deve deixar que se desviem os rumos de discussão. No caso estamos discutindo da cerca para lá. Discussões da cerca para cá merecem outros posts, que por sinal serão intermináveis.

    ResponderExcluir
  2. confesso que fiquei chocado com o episódio contado pelo Srs. Marcão no Blog do Gomes e do Luiz e Fabiano aqui. um dos projetos da Formula Vee é o de levar gente para o autódromo, temos falado com muita gente sobre isso, agências de propaganda, empresas e sentimos que há uma possibilidade de um programa de divulgação facilmente financiável usando ferramentas simples de divulgação e marketing.
    agora com esse tipo de relato é melhor parar tudo, não vamos enganar as pessoas e atraí-las a uma armadilha. não queremos convidar um monte de gente e fazê-las passar por sofrimento ao invés de se divertirem. como pudemos ser tão ignorantes a ponto de sequer desconfiar de uma coisa dessas? mera arrogância de quem está do lado de dentro da cerca, acho que nos comportamos como Marias Antonietas.
    sinceramente, não achamos ser a obrigação dos organizadores de fazer marketing ou divulgação, estou me referindo à Fasp/Clubes, deixemos que organizem as corridas e isso fazem bem com um ou outro pecadilho, mas fazem. Tanto não achamos que fomos fazer de moto próprio a divulgação e o marketing das corridas e mais dia menos dia teremos sucesso, mas nosso projeto está abortado enquanto não se resolver essa história da arquibancada. as corridas são um espetáculo não cobrado, é aberto ao público, o mínimo que a prefeitura teria que fazer é ser decente e ter um comportamento decente tratando dignamente seus munícipes que resolverem ir ver ou fazer outra coisa dentro de um Parque Municipal como qualquer outro.
    essa é a coisa prioritária agora, achávamos que a arquibancada era aberta e mantida, nos enganamos redondamente. acho que o que temos a fazer é procurar a SPTuris e colocar essa coisa a pratos limpos antes de fazer algum trabalho de marketing para levar público ao autódromo.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr