A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Alfa Romeo Bimotore


As belas fotos da Bimotore, no Museu Ferrari, feitas pelo Milton Bonani


1935, a Alfa Romeo e sua equipe de competições, a Ferrari, estavam preocupadas com seus concorrentes alemães, a Mercedes Benz e a Auto Union, fortemente amparadas pelo governo.
A Mercedes com seu W25B e seu motor de 3.900cc mais compressor desenvolvia 430 HP, enquanto a AU com seu Type B de motor traseiro de 4.900cc com 375hp, já eram mais rápidas que a fabulosa Alfa Romeo P3, que tantas vitórias deram à marca italiana.
Foi então que Enzo Ferrari e o engenheiro Luigi Bazzi tiveram a idéia de construir um carro, com dois motores, um na frente e outro na traseira, para isso usaram dois motores da Alfa P3 de 3.165cc que na época desenvolvia 270hp. Ficou então a Alfa Bimotore, com 6.330cc e 540hp.
Para pilotar o carro e encarar os pilotos das concorrentes, que na Mercedes eram Rudolf Caracciola,  Manfred Von Brauchitsch e Luigi Fagioli, e na Auto Union eram Hans Stuck, Achille Varzi e Bernd Rosemeyer, a Alfa e sua equipe Ferrari trouxeram novamente Tázio Nuvolari.

 Tazio na Bimotore, ao seu lado Enzo


Como seu peso, 1.000kg, ultrapassou os 750kg estabelecidos para categoria GP, a Bimotore foi usada para competir na Formula Livre, em corridas como em Trípoli e na Tunísia, Avus. Era rápido, mas consumia muito e seus pneus, primeiro, os Dunlop e depois os Englerbert, não agüentavam, sendo que em Avus, não duraram mais que duas voltas.
Por fim como era moda na época a Bimotore foi usada para recordes de velocidade, tendo com Tázio, em 16 de Junho de 1935 batido o recorde mundial, à uma velocidade de 321km/h de média no quilometro, tendo alcança como máxima incríveis 364km/h, no trajeto Florença-Livorno na Itália. E logo depois o da Milha com 323km/h.
Conta a história que este foi o primeiro carro da equipe Ferrari a usar a imagem do Cavallino Rampante.
Dois exemplares dele foram conservados, um na Inglaterra, totalmente original, e este que o Milton fotografou no Museu Ferrari, feito com muitas peças originais.   

Um motor à frente e outro atrás, ligados ao diferencial, que distribuía a tração para as rodas traseiras por dois eixos.  
Nas laterais os enormes tanques de combustível. Esta a versão para recordes.  



Agradeço ao Milton, pelas fotos e o carinho da lembrança.

Dois links interessante sobro a Bimotor



Rui Amaral Jr



11 comentários:

  1. Coisa de camorrista que naquela época já em crise queriam vender mais motores....Rui, belas imagens, a idéia talvez fosse avançada demais para a época.

    ResponderExcluir
  2. É Chico, imagina o peso todo, coisa de maluco!!!


    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Assim ficou fácil para mim, Rui.

    Foi só mandar duas fotos e você levantou toda a história, fez o post e ainda agradeceu. hahaha

    Eu é que agradeço pelo texto de um carro que eu nunca tinha nem ouvido falar.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  4. Sabe Milton, o Bambino -Adolfo Cilento- sempre me falava desse carro, eu conhecia, mas nunca havia me aprofundado no estudo dele. Minha grande referencia à ele era o fato de ter sido pilotado pelo Tázio!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. deliciosa essa rasgação de seda pois a gente se encontra nos blogs da vida e assim vai caminhando a humanidade automobilistica.
    Nem eu havia ouvido falar a respeito. Imaginem o que não deve ter de segredos pelaí...

    Abração Rui.

    ResponderExcluir
  6. Para mim o Tazio é simplesmente o meu top pilot. Ele encabeça qualquer lista de piloto 'the best of the best'. Um Chuck Yeager do automobilismo... e como disse..imagina o que pesava esse 'troço'!...e imagina o tamanho do Tazio nisso!... Não sou 'Phd' em Tazio...mas... Nuvolari tem algumas corridas que são 'heróicas'...mas entenda-se que o heroismo aqui não é algo irracional e apenas instintivo, ao contrário, de capacidade incrível.

    Magnifico aquirir mais esse conhecimento... do bimotore.

    abraço

    ResponderExcluir
  7. Tazio foi grande, por acaso vc leu estes posts... http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/search/label/Tazio%20Nuvolari ainda hoje o Caranguejo me perguntava o por que de eu não ter colocado ele entre os MONSTROS SAGRADOS do post que escrevi no começo do blog... as vezes começo a escrever e a emoção bate, ia falar também do Luiz, aí parei!rsrsr

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Bella macchina,belas fotos,belo post.Parabens a todos.
    E o Miltao afinal sabe tirar fotos,nao e' so' fotoxopero...hehe

    ResponderExcluir
  9. Espectacular Alfa Bimotore; un auto de los años en que correr era arriesgar la vida a cada segundo.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  10. Imagine o que era pilotar um trambolho desses com aquela bigorna lá atrás...se ninguém se matou ao volante de um Bimotore, foi só por milagre.

    ResponderExcluir
  11. Fabiani C Gargioni #2726 de agosto de 2012 às 13:10

    Grande Rui, mais uma bela postagem. Esta FERRARI eu nunca tinha ouvido falar, muito legal!!!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr