A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ferrari 312 T4 - 1979


Com a 312 T4 a Ferrari voltou às vitórias em 1979, dominando os dois campeonatos, de pilotos e construtores. A luta pelo Campeonato de  Pilotos é entre Villeneuve e do Sul-Africano Jody Scheckter, que ganharam três corridas cada, sendo Schecter campeão graças a uma maior regularidade. Nas duas primeiras corridas do ano, Argentina e Brasil, foram feitas com as 312 T3, estreando a T4 na África do Sul, com Villeneuve em primeiro e Jody em segundo, repetindo a dobradinha na próxima corrida em Long Beach. A primeira vitória de Scheckter veio em Zolder. Outra dobradinha veio na vitória de Scheckter, desta vez em Monza, onde além de vencer é coroado campeão do mundo.


Gilles vence em Kyalami acima e Long Beach abaixo

Jody vence sua primeira corrida pela Ferrari em Mônaco

O carro é uma evolução da série T, e venceu três títulos de pilotos, Lauda 1975/77 e Jody 1979, e quatro de construtores, 1975/76/77 e 1979 para Casa de Maranello. Seu motor Boxer, com uma grande dimensão transversal não é adequado para a evolução da aerodinâmica e para superar os problemas os técnicos da Ferrari tiveram que alargar ainda mais os lados, para criar os condutores internos que, apropriadamente divididos, conduzem o ar para o radiador e para a alimentação. A suspensão foi redesenhada a fim de criar a menor resistência possível para o ar e os freios traseiros estão in board para reduzir o peso não suspenso, a aderência e aumentar a tração.


Jody vence em Zolder
Vitoria em Monza e o titulo para Jody
Jody em Watkins Glen

Motor:
Traseiro, longitudinal, 12V 180°
Diâmetro e Curso 80 x 49,6 mm
Cilindrada unitária 249,31 cm3
Cilindrada total 2991,80 cm3
Compressão 11,5 : 1
Potencia máxima 379 kW (515 CV) a 12.300 giri/min
Potencia especifica 172 CV/l
Distribuição, duplo comando no cabeçote, 4 válvulas  por cilindro
Alimentação injeção indireta Lucas
Lubrificação carter seco
Ficção multidisco

Chassi monobloco, em liga leve e painéis de alumínio
Suspensão dianteira, independente, quadrilátero transversal, molas helicoidais com amortecedores telescópios in board e barra estabilizadora.
Suspensão traseira, independente, quadrilátero transversal, molas helicoidais, amortecedores telescópicos, in board e barra estabilizadora.
Freios a disco
Cambio 5 marchas + Ré
Direção pinhão e cremalheira
Reservatório de combustível capacidade  190 l
Pneus dianteiros  23/59 x 13
Pneus traseiros  38/68 x 13






A Gilles, Campeão sem titulo...

Rui Amaral Jr

3 comentários:

  1. Olá Rui,
    Gilles fez corridas memoraveis com a T...e esse carro, apesar de 'distorcido asa' devido a certa incompatibilidade do motor boxer com a area livre necessária para o fluxo, o resultado se fez notar. Um ferrari que amei as linhas desde que o vi pela primeira vez...e na época comprava tudo que saia a respeito. Bolhas de autorama tive todas as variações possiveis...e meu sonho era comprar um big kit que saiu em review na autosprint miniauto (um numero especial da autosprint) que o tenho já quase meio papiro hoje. Junto a revista veio 2 paper model que montei um e o tenho ainda hoje. Filmei em super 8 esse carro em interlagos...e vi como roncava seu motor quase saindo de giro na aproximação da curva 1...uma aliviada...telegrafada..e lá aparecia ele roncando forte e zumbindo enquanto um ponto vermelho rompia pelo retão (hoje 'arquibancada') parecendo um risco de giz de cera (e pironi com ligier não tirava o pé na curva 1...unico a faze-la de pé embaixo).
    Com esse carro, Gilles me fez aspirar que o veria campeão em breve...ao que no ano seguinte Jody já era chamado de 'fera acuada' pela pressão do comendador. Namorando...implicava com minha 'gatinha' que nosso filho se chamaria 'gilles'... mas... em futuro breve...tudo se foi. Gilles, o sonho do titulo, a namorada... o filho? vieram 3... mas bem depois. E gilles ficou 'apenas' na minha memória e coração.
    abração.

    ResponderExcluir
  2. Oi Julio, também vi Gilles pilotando ele da mureta do box na entrada da Um, arrepiante!
    E vi também Pironi entrar cravado, coisas inesquecíveis!


    Um abração

    ResponderExcluir
  3. Hermoso video; me encantó ver de nuevo en acción al Shadow DN9B de Elio DeAngelis, ATS D3 de Hans Stuck y Ensign N179 de Marc Surer. Gran recuerdo amigo.
    Gracias.
    Abrazos!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr