A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

“RICOS” X “POBRES” NA GUERRA DO TRÂNSITO !!!

"com o rei na barriga" lá ia a SUV, soberbo nome para uma tranqueirona que hoje em dia povoa nossas ruas e estradas assustando meros motoristas com nós, simples mortais, donos de Dauphines, Gordinis e outros quetais...nunca seremos soberbos donos das soberbas tranqueiras, apenas nos assustamos quando madames e cavalheiros encastelados em seus belos veículos não nos notam, apenas nos olham lá do alto fingindo que não existimos" ...

esse é certamente um retrato, muito bem pintado pelo Rui, da sociedade que vivemos ... alguns dizem que isso é um problema cultural... concordo ... a cultura do automóvel,mas, quem sabe seja falta de cultura ... sim a falta de cultura da convivência social... pessoas que ainda vivem a falsa ilusão de que o automóvel representa o poder, a ascensão social, o auge.. aquilo que os torna o suprassumo da raça humana !!! Os que andam em carros pequenos, ou mais antigos, e principalmente os ciclistas ou pedestres são os pobres coitados, seus subalternos que devem recuar para a passagem de suas "carruagens" puxadas por 100 ou mais cavalos !!! ora pipocas ... ninguém pode ter outra opção na vida ???!!! ... ninguém pode andar a pé ou de bike por opção !!!... ou será que eles acham que precisa ser pobre prá ter o gosto de ir e vir a hora que bem entender, sem estresse com engarrafamentos, vagas prá estacionar, gasto com combustível e poluição ambiental e outros tantos problemas que estamos carecas de saber ???!!! Problemas que o número exagerado de veículos nas ruas trazem para o trânsito cada vez mais caótico das cidades em todo o mundo Isso sem falar na questão do uso totalmente inadequado de veículos enormes (e superpotentes) prá transportar apenas um passageiro !!! as benditas tranqueiras que o Rui muito bem definiu no inicio do texto ... as SUVs... e nisso adiciono ainda as pick-ups e outras “monstruosidades” do gênero 4x4 , que andam na cidade transportando ar em suas caçambas enormes e vazias !!!

Mas gostaria de voltar um pouquinho atrás para enfocar essa questão motorista "rico" x ciclista (ou pedestre) "pobre"... vamos ver ... tenho dois carros na garagem e 2 bicicletas e aí como fica ... sou rico ou sou pobre ? prá provar que sou rico preciso sair de carro ... certo ? ... e quando saio de bicicleta, ou a pé, estou passando atestado de pobreza !!! ora, como diriam nossos pais , vão plantar batatas !!! ... na verdade, não me considero nem um nem outro ... mas ainda que pudesse me considerar rico (tenho 2 carros na garagem, lembram?) porque diabos alguém poderia pensar que "ricos" tem o poder de vida ou morte sobre os demais habitantes do planeta desprovidos de veículos (de preferência SUV, é claro) ??? Isso é simplesmente ridículo !!!

No dia a dia os ciclista deparam-se com freqüência com "os educadores de trânsito" ... são veículos automotores em geral , desde os 1.0 pintados de vermelho “Ferrari” (coisa mais ridícula, sou "old school", prá mim carro esportivo tem marca e não cor), das SUVs, e também os realmente grandes e pesados ônibus e caminhões conduzidos pelos ditos "profissionais" da boleia que insistem em tirar finas "educativas" dos ciclistas, empurrando-os pro meio-fio.

Há pouco tempo, li o relato de uma rapaz que foi empurrado dessa forma, caiu e acabou com diversas escoriações (felizmente) ... a madame que dirigia seu veículo enquanto falava ao celular, ainda teve a " bondade" de descer do carro e passar um "sabão" no rapaz " ... também, disse ela, veja só onde você estava andando de bicicleta ... na rua!!! e ainda emendou... rua não é lugar de bicicleta !!!" é de ficar pasmo diante de uma declaração de tamanha ignorância, e de desconhecimento total da legislação de trânsito !!! Como pode alguém ter habilitação para dirigir sem conhecer as leis de trânsito ??? Sem saber que bicicleta é considerado um veículo, e como tal tem seu uso amparado pelo CTB, que quer dizer Código de Trânsito Brasileiro e não Confederação dos Tarados Baixinhos como podem pensar alguns mais desinformados como a senhora acima citada !!!

A lei é clara, e a lógica é simples ... maiores e mais pesados respeitam e protegem os mais fracos e mais vulneráveis, assim, ônibus e caminhões respeitam veículos automotores que respeitam ciclistas e estes respeitam os pedestres ! Mas atenção ... o caminho inverso também é válido e deve ser obedecido! Tem pedestre que não respeita ciclista, assim como tem ciclistas, e vamos incluir aí alguns motoqueiros, que não respeitam outros veículos !!! ... depois não adianta reclamar !!! Vamos usar o bom senso e viver harmoniosamente !!! E que reine a paz no trânsito !!!

um vídeo interessante ... EU NÃO SOU O TRÂNSITO ... http://vimeo.com/43974314



Tentando levar a questão com bom humor criei uma placa para instalar nas minhas bikes !!! Se alguém quiser imprimir seus próprios adesivos e/ou placas, fique a vontade !!!


Paulo  Delavigne

3 comentários:

  1. O nosso problema sócio-cultural , remonta aos séculos,desde que o Brasil era nada(será que já é alguma coisa?).Trazemos em nossa cultura o ranço da imposição social ,a lei do quem pode mais chora menos, tipo, -Você sabe com quem está falando? ou meu pai é fulano de tal, e por aí a fora o prestigío social está colocado bem acima do moral. Então , é daí que saem certas barbaridades ,inclusive no trânsito.O sujeito que tem um carro , maior ou melhor se acha um sêr superior aos demais, isto lhe outorga o direito de andar do jeito que quiser e como quiser , como se as vias que ele trafegassem , fossem propriedade particular deles. Já vi ´um pouco de tudo nesta vida de condutor de carroças , Ví madame , em plena Av. Paulista baixar o vidro (blindado) da porta do motorista, e por ali lançar os resíduos da bandeja do Mac Donald's, inclua-se copinhos com resto de refrigerante,batatas fritas e a própria bandeja. Depois em um sinal de total desprezo, esfregar os dedos da mão esquerda ,para a total remoção de resquícios dos referidos produtos e , após balança o punho ostentando meio cofre de jóias,fechou o vidro e seguiu placidamente seu trajeto. Já ví BMW nova fazer isto na estrada, já ví , jogarem lata de cerveja , a mais de cem por hora , arriscado a pegar em qualquer desavisado que por ali estiver passando. Assim como já presenciei , um monte de carrões dando o maior paú no acostamento . E se por acaso o guarda pará-lo , ví também o cara dar uma carteirada daquelas " Sô otoridade, entendeu!".Então minha gente , neste país tupiniquim onde só florece a escória e a malandragem, só me resta lembrar do " RUY" o RUY BARBOSA, quando ele fala, " De tanto ver triunfar nulidades....."

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, num país em que estelionatário é chamado de dôto, em que criminosos comuns legislam em causa própria, em que meros incompetentes quando não safados dirigem os destinos da nação...só nos resta lembrar Ruy!

    ResponderExcluir
  3. Só me resta agradecer ao Senhor e ao amigo Rui, que complementaram de forma brilhante o triste quadro que retrata esse nosso pais, onde a arrogância e a imbecilidade instalaram-se, trazidas pela total ausência de lei e ordem, e onde criam-se "otoridades" e distribui-se , a rodo, o dinheiro fácil, entre os que menos capacidade tem de geri-lo com dignidade e respeito ao demais cidadãos ! Obrigado amigos !

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr