A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CBA x ACB

II Seis Horas de Curitiba 1966

Moleque com meus 14/15 anos cheguei à Interlagos para assistir uma corrida, longe em minha memória acredito que havia Simcas, Alfas, Berlinetas...todos alinhados no grid quando chega um oficial de justiça com um mandato que impedia a realização da corrida...balburdia geral, grande confusão e brigas...era a briga ACB -Automóvel Club do Brasil- x CBA -Confederação Brasileira de Automobilismo.
O que acontecia era que o ACB era o representante do Brasil junto à FIA se não me engano desde a década de 1930 e já não atendia mais as exigências de coordenação que a chegada da industria automobilística ao nosso automobilismo de competição exigia e alguns notáveis e nosso automobilismo resolvem criar a CBA, no sistema federativo onde os clubes elegiam os membros das federações de automobilismo estadual e estas os membros da CBA. E a guerra de liminares e ações na justiça perdurou até acredito que 1969/70 quando enfim a CBA se tornou a autoridade máxima de nosso automobilismo. As ameaças à equipes e pilotos que competiam em provas comandadas por uma entidade ou outra eram grandes, descredenciamento, proibição de competir e até a proibição de representa o país em competições internacionais.
E foi isto que aconteceu com Avallone, Emerson, Pace e outros que para seguirem suas carreiras internacionais se filiaram em  clubes ingleses e durante um bom tempo correram sob esta bandeira!
Agora vocês vão pensar “o Rui foi tão vago, onde quer chegar!?”; acontece que no sábado quando cheguei em Interlagos para assistir as corridas do Campeonato Paulista fui de cara informado que a Vee havia sofrido uma cisão(corrigindo, leia-se divisão) e uma nova categoria com os carros dela correria com o nome de Formula 1.600 à revelia dos titulares da Vee. Fui até o Box do Heitor, com quem já havia conversado ao telefone e ele chateado me contou que o grid da Vee seria de apenas oito carro.
Fui procurar o Arturo e Duran como havíamos combinado e o papo de todos era sobre as duas categorias e muita conversa...conversa séria de quem realmente entende sobre o assunto e muita, mas muita mesmo conversa fiada de sapos que querem apenas ver o pior!
Me contaram que a F.1.600 havia oferecido aos pilotos a inscrição e mais algumas outras vantagens e que o grid dissidente seria de 19 carros, infelizmente não fiquei para ver a corrida deles pois fui com o João de Paoli e lá por 15.30h seu filho Gabriel já estava cansado e fomos embora.
Ainda no autódromo conversei com o Zullino, como tempos atrás havia conversado com ele e o Joca os idealizadores da categoria. Não conversei para levar e trazer fofocas, jamais falei “mas ele me disse isto!” apenas ouvi sem contar à nenhum o que o outro dissera pois isto não é de meu feitio, assim como não é a fofoca, diz que me disse e os comentários pelas costas, quando quero falar falo abertamente como escrevo aqui para vocês!
Penso e digo claramente que no campeonato de 2013 as vistorias técnicas foram feitas de forma atabalhoada prejudicando o campeonato e trazendo prejuízos à pessoas que quero e respeito, se foi proposital ou não não tenho como responder, quando souber digo e dou nome aos bois.
Sei que o Zullino parece ser prepotente e ter a fama de não escutar, mas podem ter certeza que meu amigo Zuzu com toda sua inteligência ouve e do fragmento de uma conversa tira sempre o mais importante e a idéia fica em sua cabeça!
O que nós que amamos o automobilismo e vimos na Vee uma forma de aparecimento de novos talentos para um país que hoje é tão carente de grandes pilotos queremos é que ao invés de brigas e discussões estéreis a categoria se fortaleça, volte a ter grids de 30 ou mais carros e continue a fazer o belo espetáculo que deu em Interlagos no ano de 2013!
Os comentários de duas pessoas que prezo e respeito sobre tudo isto, e faço minhas as palavras deles...Regina Calderoni “estou muito triste c/ acontecido, pois fui a Interlagos p/ apreciar 1 bela corrida, + infelizmente, foi de .... sem palavras.... eu quero de volta o que eu assisti e presenciei em 2013...acho que nós pilotos e publico merecemos...simples assim.”, Luiz Eduardo Duran "eu já vi isso acontecer no passado, e não foi bom para ninguém, eu estou na torcida para que tudo acabe bem."

Rui Amaral Jr

NT: Como sempre deixo aqui o espaço aberto à quem quiser se manifestar.

A parte boa do sábado;com os amigos!
 Romeu, Jackie Della Barba e Duran
 Arturo, Regina e Romeu
 não vi, não sei!rs
 Regina, Romeu, Duran , eu e João de Paoli
  Arturão, Zullino, Duran, João de Paoli e Ricardo fazendo pose!
  
 Mara Carrera, Washington, Arturo, Marcos e Duran
 Na chegada com Sérgio Albuquerque, eu, Duran, Arturão e João de Paoli 
 Heitor, Arturo, Duran, Zé Ciccone, Ricardo Bock, João e Gabriel.


Um comentário:

  1. 2 dias ninguem comenta, um monte de frouxos. Piloto tem vontade e dificuldade, sempre prevalece a vontade, nesse caso existe tambem a esperança, que nesse caso é a primeira que irá morrer. fui claro

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Rui Amaral Jr