A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 4 de abril de 2015

Bico de Pato

 Mestre Ciro.
Na saída da curva meus amigos Arturo Fernandes e Junior Lara, notem que Arturão vem com a frente levantada e traseira baixa numa forte aceleração e o carro do Junior com a suspensão traseira da Variant II mais equilibrado, João Franco só observa a batalha!   

Vendo uma foto que meu amigo Rogério postou no Face de mestre Ciro com aquele Opala maravilhoso da D.3, o carro de corrida mais bem feito e caprichado que vi, acredito que o que chegava mais perto em capricho fosse o VW D.3 do Junior Lara, fiquei pensando na tal curva, certamente a mais encardida do belo autódromo José Carlos Pace - Interlagos.
Encardida!? 
Sim...vejam como o grande Ciro vem com o carro todo “torto” ele ainda não chegou ao ponto de tangência e a roda de dentro já vem prestes à sair do chão, depois notem os outros carros.
Pois bem, era e ainda é a curva mais lenta do autódromo, acredito que os Opalas e demais carros grandes da D3 a fizessem em torno dos 60 km/h e nossos VW da mesma categoria um pouco mais rápido.


Edgard de Mello Filho
 Ingo Hofmann
 Amadeo Campos à frente de um Opala.
 Luiz André Ferreira
#108 Luiz Ratto, #54 Gigante - Amandio Ferreira.
 Newton Pereira

Arturão e o gaúcho Alvaro "Neco" Torres.
 Caco - Carlos Mesa Fernandes.
 José Antonio Bruno corrigindo uma escapada de traseira à frente de Junior Lara e Angelino Fernandes.
Ney Faustini


Arturo já acelerando à frente de Amadeo Campos.



Em meu caso com um VW D3 com a caixa Três saía do Pinheirinho em segunda marcha e naquela curva sem nome à direita, que se usa sua saída para tomar o Bico, engatava a terceira para logo, muito logo, a seguir reduzir para segunda e numa forte pisada no freio engatar primeira, acredito que o Jr Lara, Arturo e outros pilotos com relações de cambio mais curtas a fizessem em segunda, engatando a primeira em sua saída.
Curvas de baixa velocidades geralmente não trazem grande melhoria no tempo de volta, mas no caso do Bico de Pato ela é crucial para se chegar rápido ao Mergulho que conduz à Junção a curva que conduz à Subida dos Boxes e cuja perfeita tomada e contorno permitem o carro chegar lá no alto com melhor velocidade.      



Rui Amaral Jr    

8 comentários:

  1. Olá Rui, olá amigos,
    Belas fotos. Na sequência de fotos, a 11ª delas, aparece o Arturo Fernandes e, grudado (parcialmente encoberto), outro D3 cuja cor era azul escuro degradê. Caprichado estética e mecanicamente, o carro era muito veloz. Quem seria? Talvez o Arturo lembre de quem se trata. Dizem que mora em Punta del Este.
    luizborgmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bormann, é o carro com o patrocínio da Incofarma, a foto é de um arquivo de mais de 200 que recebi de um amigo do Arturão e meu, lembro do carro e vamos ver se alguém lembra o piloto.
      Veja como ele vem esterçando as rodas dianteiras!

      Um abraço

      Excluir
  2. Rui,

    as imagens são espetaculares... como sempre tem postado aqui...

    e vale observar o esforço dos pilotos no bico de pato mesmo em baixa velocidade...

    outros tempos...

    abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virar o volante em baixa velocidade com pneus slick de 10 pol não é fácil em baixas velocidades...vou voltar mas quero uma direção elétrica, eu mereço!!!

      Um abração André

      Excluir
  3. Álvaro "Neco" Torres.
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  4. Tem um outro Volks da divisao 3 ,que era do piloto Vital Machado talvez voce nao lembra. Com pintura vermelho e branco numero 12 com as rodas polidas. O carro era muito bem cuidado brilhava muito,foi campeao76

    ResponderExcluir
  5. Justamente Vital e Neco Torres brigaram pelo título de 76, com Vital ganhando o título por um ponto(!).
    Caranguejo

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr