A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Porsche na Indy 1966...


Foi a primeira tentativa de se usar um motor Porsche nas 500 Milhas de Indianapolis, e usaram logo dois motores do recém lançado   Porsche 911 seis cilindros boxer de 2 litros. Albert Stein acreditava que pelo baixo centro de gravidade proporcionado pelo flat six seria possível fazer um carro rápido, a ideia foi utilizar dois motores com tração nas quatro rodas e o piloto convidado pela equipe foi Bill Cheesbourg que pela complexidade do projeto não conseguiu ser rápido o suficiente para se classificar. 
Mais em...     Stein- Porsche Twin

Como sempre o amigo Borgmann acertou em cheio!

Abraços

Rui Amaral Jr






2 comentários:

  1. Olá amigos,
    A foto recorte de jornal mostra o ano 1966. Observando-se mais atentamente o carro, vemos que as suspensões do lado esquerdo tem os braços de comprimentos menores do que as do lado direito. Isso, lógicamente, tem a intenção de atenuar a força centrífuga com o circuito de Indianápolis, que é anti-horário. Mas isso já não era novidade, pois Jim Clark, ano ano anterior (1965), vencia as 500 Milhas de Indianápolis com um carro, pela primeira vez, com motor traseiro. O carro, um Lotus-Ford V8 de 500cv, já havia apresentado as suspensões de comprimentos bem mais flagrantes e diferenciados.
    luizborgmann

    ResponderExcluir
  2. Olá, grande Borgmann.
    Quem sabe o que Stein obteria se fechasse o esquema para fornecimento
    com a Porsche; ou contasse com outro piloto que não Bill Cheesbourg.
    Abraço
    Caranguejo

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr